O HPV é o vírus do papiloma humano e é transmitido por via sexual. Pode causar cancro do colo do útero e cancro orofaríngeo, entre outros, afetando mulheres e homens. Conhecer o modo de transmissão do HPV e os métodos de prevenção da infeção poderá salvar vidas.
A infeção por HPV (vírus do papiloma humano) é a infeção sexualmente transmissível mais comum. Há muitos subtipos de HPV (mais de 200) e alguns são de alto risco para o desenvolvimento de cancro do colo do útero, cancro genital e cancro oral.
O HPV é um vírus de DNA que se integra no genoma das células infetadas, de forma a produzir as proteínas virais. O HPV pode transmitir-se facilmente, mas na maioria dos casos o nosso organismo consegue eliminá-lo. Contudo, por vezes o HPV não é eficazmente removido pelo sistema imunitário, o que pode levar ao desenvolvimento de vários cancros e doenças genitais tanto em homens como em mulheres, independentemente da orientação sexual.
As oncoproteínas E6 e E7, codificadas por dois genes no genoma do HPV, têm um papel significativo na formação de tumores, pois inibem a ação de proteínas humanas supressoras de tumores. A produção de E6 e E7 pode promover a transformação maligna das células infetadas e a consequente proliferação celular descontrolada.
Podemos assim dizer que, embora o cancro não seja uma doença contagiosa, pode ser causado por transmissão de um agente infecioso – o HPV.
A vacina contra o HPV não protege contra todos os subtipos do vírus, mas previne os tipos comuns de HPV de alto risco que incluem o HPV 16 e 18, responsáveis pela maioria dos casos de cancro do colo do útero, e também pelo desenvolvimento de outros tipos de cancro, como o genital e o oral. Para além de rastreios frequentes de cancro do colo do útero (vulgarmente conhecidos como Testes de Papanicolau), o uso de preservativo poderá evitar a transmissão de HPV e outras doenças sexualmente transmissíveis.
Conhecimento e prevenção são a solução!
Autoria
Conceção da ideiae composição do texto: Ana Sofia Duarte e Raquel M. Silva
Execução Gráfica: Sara Costa
Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Medicina Dentária/CIIS
Ficha técnica
Todos os elementos são originais. Ilustração construída digitalmente, utilizando o software Clip Studio Paint Pro versão 1.11.4. Este trabalho está associado ao projeto “3Boost – Transferência de Conhecimento em: Biotecnologia Agroalimentar, Biomedicina, e BioInformática” (POCI-01-0246-FEDER-181302)”
Editado por Ana Sampaio, Carla Novais e Nuno Cerca.
Este trabalho ganhou uma menção honrosa na 4ª edição do concurso “Comunicação de Ciência em Microbiologia”, na categoria “Geral”


Deixe um comentário