A descoberta de microrganismos em ambientes naturais inexplorados é relevante tendo em consideração a vertente da resistência microbiana e a procura antecipada microrganismos causadores de infeções de modo prevenir futuras pandemias
O problema da resistência microbiana é um dos desafios mais relevantes enfrentados pela Humanidade no século XXI. Globalmente, as infeções por microrganismos resistentes matam aproximadamente 700.000 pessoas/ano. Na União Europeia falecem, por ano, 25.000 pessoas devido a infeções causadas por bactérias multirresistentes, representando um custo para a sociedade de, aproximadamente, 1,5 biliões. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, até 2050, as perdas acumuladas esperadas devido à multirresistência atingirão 2,9 triliões de dólares/ano.
A ausência de novos antibióticos no mercado, devido à falta de investimento e ao aumento da resistência bacteriana relativamente ao atual arsenal terapêutico impulsionaram a chamada “crise dos antibióticos”. Portugal é um dos países europeus onde existe maior desconhecimento sobre esta problemática, daí a urgência de investir na Educação.
O objetivo deste trabalho é chamar a atenção para a importância da procura/isolamento de microrganismos produtores de antibióticos em ambientes naturais como solos, água de rios, mares, fundos marinhos, glaciares, nascentes termais, etc. É de salientar que, quanto mais inexplorados forem os ambientes, maior será a probabilidade de se encontrarem microrganismos produtores de antibióticos. Por outro lado, a procura/isolamento de microrganismos causadores de infeções em animais com potencial de afetarem a saúde humana (morcegos, macacos, pássaros) é efetivamente essencial, pois, deste modo, poder-se-ão desenvolver antivíricos, antibióticos, antifúngicos e antiparasitários antecipadamente e prevenir futuras pandemias.
Autoria
Conceção da ideia e composição do texto: Maria Manuel Azevedo
Execução gráfica: Ana Lopes, Francisca Ribeiro, Miguel Sá e Simão Silva
Agrupamento de Escolas D. Maria II, V.N. Famalicão
Ficha técnica
Todos os elementos são originais. Desenho em papel, digitalizado.
Editado por André Ribeiro, Cláudia Serra e Tina Keller Costa.


Deixe um comentário