Monstrinhos resistentes

Com a imagem apresentada pretendemos dar a conhecer o conceito de transferência horizontal de genes, capacidade especialmente relevante no contexto da disseminação de resistência bacteriana a antibióticos. Esta participação tem como principal objetivo sensibilizar os jovens para uma utilização correta e contida dos antibióticos.

As bactérias são seres vivos muito simples, de tamanho microscópico e podem ser encontradas em diversos ambientes. As bactérias que vivem no nosso intestino são essenciais no processo digestivo dos alimentos e absorção dos nutrientes. Contudo, outras bactérias causam doenças e o nosso organismo necessita da ajuda dos antibióticos (medicamentos que só devem ser usados para tratar infeções de origem bacteriana) para eliminar essas bactérias.


As bactérias têm capacidades únicas, como a troca de material genético, a que chamamos transferência horizontal de genes. Esta capacidade permite que uma bactéria resistente a um antibiótico partilhe com outra essa resistência. Esta partilha de genes entre as várias bactérias é um dos segredos da rápida evolução deste tipo de organismos e um desafio para o combate às infeções. As bactérias podem deixar de ser sensíveis aos antibióticos e tornam-se autênticos monstrinhos resistentes, vencendo-nos nesta batalha. Esta é a razão para muitos dos investigadores que trabalham na área da microbiologia (especialidade da biologia que estuda os microrganismos).


É por esta razão que temos de evitar o uso abusivo dos antibióticos. O uso excessivo e desregrado de antibióticos leva à contaminação das águas, solos e todos os outros ambientes naturais, provocando o aumento e a disseminação de bactérias resistentes. Assim, ambientes mais contaminados com antibióticos selecionam e favorecem o crescimento de bactérias resistentes. Como resultado, mais doenças infeciosas vão ficar sem solução.
Lembra-te que os antibióticos são medicamentos que só podem ser tomados por indicação médica e o tratamento prescrito tem de ser cumprido com todo o rigor, incluindo horários e doses a tomar. Agora que já sabes tudo isto, quem vai vencer a próxima batalha? Está nas tuas mãos!

   

Autoria

Conceção da ideia, composição do texto: Ana Sofia Duarte

Execução gráfica: Sara Costa

Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Medicina Dentária, Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde

Ficha técnica

Banda desenhada curta construída digitalmente, utilizando o software Procreate versão 5.2 e Clip Studio Paint Pro . Todos os elementos são originais.

Este foi o trabalho vencedor na 2ª edição do concurso “Comunicação de Ciência em Microbiologia”, na categoria “Júnior”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s