Contributo da diversidade microbiana para uma bioeconomia circular

A biodiversidade de leveduras representa uma oportunidade para o estabelecimento da Bioeconomia Circular, uma vez que estes organismos têm um papel fundamental na bioconversão de desperdícios numa variedade de bioprodutos de consumo ou de base para outras indústrias.

As explorações agrícola e florestal permitem obter matérias-primas como a madeira, a cortiça, as resinas, os óleos, e tantas outras que estão na base da produção industrial de bens de consumo. Contudo, as indústrias baseadas na exploração agro-florestal originam também outros produtos geralmente considerados desperdícios. Aplicando o conceito de Bioeconomia Circular, uma economia que assenta na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia, estes desperdícios agro-florestais podem ser tratados resultando na libertação de açúcares. Açúcares simples podem ser diretamente usados por leveduras convencionais (do género Saccharomyces) e convertidos em álcool através de um processo chamado fermentação alcoólica. Contudo, estas leveduras não são capazes de utilizar açúcares mais complexos, muitas vezes em maior abundância nos desperdícios agro-florestais.

Uma grande diversidade de outras leveduras, designadas não-convencionais, podem ser encontradas na natureza. Muitas leveduras não-convencionais são capazes de utilizar açúcares mais complexos e produzir diferentes compostos de valor acrescentado, como compostos bioativos, biopolímeros ou produtos químicos de base (dos géneros Yarrowia e Rhodotorula, por exemplo). Além da diversidade de leveduras existente na natureza, a Biotecnologia possui, hoje em dia, ferramentas que tornam possível modificar geneticamente leveduras, tornando-as mais aptas a um dado bioprocesso industrial. Alguns dos bioprodutos resultantes da ação das leveduras podem ser processados para serem comercializados diretamente, enquanto outros servem de matéria-prima a outras indústrias. Assim, aliando a biodiversidade microbiana à biotecnologia moderna, é possível produzir valor a partir de desperdícios.

Autoria

Conceção da ideia, execução gráfica e composição do texto: Cláudia P. Godinho

IBB, Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa

Ficha técnica

Todos os elementos são originais. Trabalho construído com o Figma Online software. Microsoft Powerpoint 2021. Este trabalho foi financiado pelo projeto YEASTPEC (ERA-IB-2/0003/2015).

Este foi o trabalho vencedor da 3ª edição do concurso “Comunicação de Ciência em Microbiologia”, na categoria “Público Geral”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s