As zoonoses são doenças que se transmitem entre animais e humanos por contacto direto, aerossóis, vetores ou alimentos contaminados, e cujos agentes infeciosos podem ser vírus, bactérias, fungos ou parasitas.
As zoonoses são doenças que se transmitem entre animais e humanos. Os agentes infeciosos associados a zoonoses podem ser vírus, bactérias, fungos ou parasitas. Os animais transmissores/portadores de agentes zoonóticos podem ser também afetados, apresentado sinais clínicos da doença, ou podem ser portadores assintomáticos. A transmissão destes agentes ao homem pode ocorrer por contacto direto (e, em casos mais excecionais, através de aerossóis); através de veículos intermediários (como insetos e pulgas); ou através do consumo de água ou alimentos contaminados. Posteriormente, a transmissão entre humanos decorre maioritariamente por contacto direto (com algumas exceções) em contexto familiar ou profissional. A maioria dos agentes zoonóticos estão perfeitamente controlados devido à atividade das autoridades públicas de controlo (como, no caso português, a DGAV e a DGS, na componente de vigilância e erradicação, e o INIAV e o INSA na componente de determinação analítica) e a outras medidas de controlo sanitário como a desparasitação e vacinação de animais de companhia (como é exemplo a vacinação contra a raiva que erradicou a doença em Portugal). Um exemplo atual e paradigmático de uma zoonose com transmissão rápida por contacto direto ou aerossóis é a Covid-19, com origem provável na fauna selvagem, e cujo plano de vacinação se tem mostrado eficiente na redução da severidade e transmissibilidade da doença.
Autoria
Conceção da ideia: Carina Almeida, Gonçalo Almeida, Cristina Mendes
Execução gráfica: Carina Almeida
Composição do texto: Carina Almeida, Gonçalo Almeida, Cristina Mendes
Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária
Ficha técnica
Imagem construída com o Adobe Illustrator. Foram usados elementos de referência para desenhar, obtidos na coleção livre http://www.freepik.com (são de livre acesso para publicações sem fins lucrativos). Porém, todos os elementos sofreram algumas alterações (cor, adição de novos elementos) ou junção de várias referências. Trabalho associado ao projecto POCI-01-0145-FEDER-028659 – The use of nucleic acid mimics in aptamers technology for the detection of foodborne toxins.
Este trabalho recebeu uma menção honrosa na 3ª edição do concurso “Comunicação de Ciência em Microbiologia”, na categoria “Público Geral”
Deixe uma Resposta