Bons, maus e vilões entre dentes – e não só!

A cárie resulta da ação de microrganismos capazes de converter os açúcares em ácido. No entanto, na nossa boca, existe uma diversidade de microrganismos, incluindo espécies com funções protetoras. Para promover o bom equilíbrio entre estas espécies e uma boca saudável é importante uma correta e frequente higienização oral.

Os microrganismos presentes na nossa boca – microbiota oral – estão em constante interação entre eles e connosco. Quando comemos doces, há bactérias que usam o açúcar como “alimento” e tornam a boca ácida. Esse ácido destrói o esmalte dos dentes e provoca as indesejadas cáries. Mas, há outras bactérias que, como não sobrevivem ao ácido, tentam neutralizá-lo, produzindo químicos que o destroem.

Na verdade, na nossa boca, existem bactérias do género Streptococcus que podem ser boas, como a espécie Streptococcus salivarius (S.s.), ou más, como Streptococcus mutans (S.m.), que levam à formação de cárie. Por exemplo, Streptococcus salivarius consegue combater Streptococcus mutans, produzindo o ião amónio (NH4+) a partir de arginina* disponível na boca, o que neutraliza o ácido produzido por Streptococcus mutans.

São os cuidados com a alimentação (não comer doces) e com a higiene oral (escovar os dentes) que regulam o equilíbrio entre os “bons” e os “maus”, contribuindo para a saúde oral e dentes sem cárie. Mas…, mesmo o Streptococcus salivarius e outros microrganismos orais, inofensivos na boca, quando entram, por exemplo, para a corrente sanguínea (através de pequenas feridas), podem tornar-se “vilões”, causando infeções graves. Felizmente, estas situações são muito raras! Por isso: escova bem os dentes, come poucos doces e os microrganismos e tu viverão em harmonia! Ou eubiose, como dizem os Biólogos!

* A arginina é um aminoácido que faz parte da constituição das proteínas.

   

Autoria

Conceção da ideia: Ana Sofia Duarte, Maria José Correia

Execução gráfica: Lina Dantas, Sara Costa

Composição do texto: Ana Sofia Duarte, Maria José Correia

Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Medicina Dentária, Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde

Ficha técnica

Banda desenhada curta construída digitalmente, utilizando o software Procreate versão 5.2 e Clip Studio Paint Pro versão 1.11.4. Todos os elementos são originais.

Este trabalho recebeu uma menção honrosa na 3ª edição do concurso “Comunicação de Ciência em Microbiologia”, na categoria “Público Geral”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s